top of page

Filme: Herança Maldita

  • Amanda Stüpp
  • 23 de ago. de 2016
  • 3 min de leitura


Para quem já leu o "Quem sou", sabe que faço faculdade de Direito, e uma das matérias que estamos estudando é Homicídio. Há um ano atrás, se eu não estou enganada, assisti a esse filme do título. Na época eu não compreendia muita coisa, mas agora que estou estudando tenho um pouco de fundamentos.

Herança Maldita é um filme de 2008, com direção de Lars Jacobson e Amardeep Kaleka. É um filme bastante chocante e trata sobre a psicose pós-parto. Vamos entender melhor... Resumindo o filme para não ficar cheio de spoilers, uma mãe tem três filhos crianças e um bebê. Ela começa a ter uns surtos psicóticos pois ela cuida dos quatro sozinha, enquanto seu esposo trabalha fora e demora dias para voltar, então a partir de um desses surtos ela acaba matando o bebê, e depois mata outros dois e apenas um sobrevive. Tudo isso enquanto o pai das crianças está viajando. Ele volta, e no fim ele conta para o filho que sobreviveu que a mamãe teve surtos psicóticos pois estava esperando outro filho, e quer levar o garoto de volta para casa...

Ok. Essa é a parte que eu fico indignada. Tudo bem que ela estava com a pressão toda em cima dela, cuidando de quatro filhos sozinha e estava esperando o quinto filho. Só que nada justifica o que ela fez, pelo menos ao meu ver. Outro detalhe é que eles moravam muito afastados da cidade, e por isso ela ficava sozinha mesmo. Mas isso não é desculpa para matar os próprios filhos. Sei que cuidar de crianças não é fácil, e sei disso pois tenho um sobrinho e cuidei dele desde que ele nasceu, mas para mim isso é injustificável e imperdoável. E ela nem irá presa, pois perante a justiça será alegado que ela tem problemas psicológicos e com isso a pena dela provavelmente será passar um bom tempo em uma clínica psiquiátrica. E caso ela fosse julgada, seria por infanticídio. Não estou aprofundada no assunto, porém quando a professora falou sobre, eu lembrei deste filme na mesma hora.

O filme é considerado do gênero terror, pois tem bastante sangue, e para quem pensa como eu, é muito triste ver uma coisa dessas. Tem suspense também, pois a expressão da mulher dá medo em qualquer um, até em quem está assistindo, e bastante sofrimento, que já está incluso no terror acredito eu.

Então como identificar que uma mulher está com psicose pós-parto? Esse tipo de psicose, é quase uma espécie de "Depressão pós-parto" e acredito que muitos já ouviram falar sobre, porém são diferentes. Mulheres sob efeito da psicose perdem totalmente o controle da realidade, não se sabe mais o que é real e o que é imaginário. Até seus bebês é como se não existissem para elas. Um dos sintomas mais importantes, é a mulher ter alucinações. Ela ouvir e ver coisas que não estão ali. Ela imaginar coisas que muitas vezes são perturbadoras e assustadoras, e que podem persistir. Ela também pode parecer confusa, sendo incapaz de entender o que outras pessoas falam à ela. Delírios também são um dos sintomas, e com esse sintoma é onde a mulher pode ficar violenta. Mudanças de humor também são sinais, e ela não tem uma explicação de porquê isso acontece. Dificuldade para dormir, no caso, insônia persistente. Ela não consegue ficar parada ou calma, está sempre energética. Ela tem em mente de que está enlouquecendo, e esse também é um sinal muito sério. Mulheres com bipolaridade tem uma incidência maior em ter psicose pós-parto.

Existem muitos outros sintomas, porém a partir do primeiro sintoma, a primeira coisa a se fazer é ir ao médico. Talvez o pai do bebê e esposo da mulher, confunda com depressão pós-parto, porém a psicose pós-parto é muito pior e pode levar a mulher a cometer essas barbaridades, como no filme. Essa é minha opinião sobre o filme, expliquei um pouco sobre a psicose pós-parto, porém para mim já que uma pessoa dessas(me refiro ao filme) não pode ter a justiça feita na Terra, com certeza ela irá ter a dos Céus. A psicose nem sempre faz a mulher cometer esse tipo de crime, porém é bom prestar atenção desde o início.

Talvez eu volte com mais artigos como esse, com algumas explicações. Terá bastante coisas do gênero, afinal o site é sobre tudo que você imaginar.

 
 
 

Comments


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page